Cultura Material

                     



A cultura material designa os objectos que registam as normas e regras distintivas do ‘modo de vida’ de uma determinada comunidade. Alvo de enfoque por parte do culturalismo, a perspectiva materialista da cultura procura abstrair-se de juízos estéticos valorativos da produção cultural, incidindo antes na análise das linguagens através das quais os grupos sociais reavivam as referências que lhes conferem identidade. Sendo a ideologia definida pelos culturalistas como uma rede conceptual através da qual se processa a experiência vivida, a observação das práticas, instituições e textos produzidos numa sociedade correspondem às formas materiais que permitem reconstituir os ‘modos de vida’ de qualquer época. No entanto, como toda a tradição cultural está sujeita a uma selecção em função dos interesses de momento, qualquer reconstituição do passado implica o reconhecimento de uma distinção entre a ‘estrutura de sentimento’ que caracteriza a época documentada e a forma como esse texto cultural tem vindo a ser utilizado no presente.



                                     A arquitetura gótica .






A arquitetura gótica é uma forma de expressão que se situa, historicamente, entre a arquitetura românica – vigente no continente europeu no século X – e a arquitetura renascentista – responsável por uma significativa ruptura na história da arte de projetar e construir edifícios.

Catedral de Chartres, construída em 1145 em Paris, França. 

 Esta modalidade arquitetônica evoluiu no solo francês durante o período conhecido como Idade Média; no início era denominada ‘obra francesa’. A expressão ‘gótico’ surgiu apenas no fim do renascentismo, com uma conotação pejorativa. O núcleo central deste estilo, que nasceu no final do século XII, e depois se disseminou pela Europa

Uma de suas características mais marcantes é a ogiva ( é uma forma determinada por dois arcos, comumente simétricos, que se cortam em ângulo), mesmo suas abóbadas são ogivais. Suas catedrais são decoradas com motivos da flora e da fauna e com monstros (gárgulas). Produto da cultura cristã, reflete a mentalidade da Idade Média e da doutrina teocêntrica.



Catedral de Notre-Dame em Paris uma das catedrais góticas mais famosa do mundo.

fontes: http://www.coladaweb.com/artes/arquitetura/arquitetura-gotica
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico 


Literatura Gótica

 


A Literatura gótica é uma das mais profundas que existem, abordam não só de puro amor, histórias fantásticas e contos. Mas também a tristeza e lágrimas nas suas poesias, como dizem por ai: "O melhor texto é aquele que entra como uma faca no coração". Muitas pessoas gostam de ler sobre esses sentimentos pois neles, as pessoas vê o retrato do seu coração, se identificando com os textos. Outras leem e observa o texto com outro significado, sempre com um aprendizado de superação para suas tristezas, é um mundo paralelo, onde os sonhos e desejos são abordados com corações obscuros, sempre brilhando pelo sonho de amar. Noite, lua, estrelas, sonhos, raiva, rosas e sangue em geral são a maior inspirações para as mentes que homenageam esta literatura tão bela e única.
OBS: Álvares de Azevedo surgiu como poeta e contista no ano de 1848, e até hoje é considerado um dos maiores autores ultra-românticos do país, seus textos são considerados góticos
.


fontes:http://flog.clickgratis.com.br/zyb855/foto/sobre-a-cultura-gotica-o-que-e-gotico/20874.htm




a literatura é um instrumento utilizada pelos góticos



MÚSICA


  A Música gótica tem influência de música clássica, voca
is clássicos, tenores, sopranos, enfim, vocais belíssimos, violinos, pianos, orquestras, sentimentos e etc. As letras se destacam por ser uma arte no mundo atual, destacam por sua melancolia, abordam sentimentos profundos e de uma forma incrível, falando até mesmo de coisas obscuras e ocultas, Da vida até a morte, a letra gótica é original por ser algo que faça as pessoas pensarem e principalmente sentirem quando elas são escutadas. Diferentes de outros estilos de músicas que buscam somente o entretenimento das pessoas. Atualmente, a música gótica tem sido influenciada pela guitarra, que ocasionou a formação do famoso "Gothic Metal" em bandas atuais. Esta influência criou outros ramos para a música clássica gótica. 
OBS: Nos anos 60 surgiu um novo estilo musical na Alemanha. Porém, esse estilo ganhou notoriedade na Inglaterra alguns anos depois. Joy Division (1978) foi uma das primeiras bandas a ser rotulada como “gótica”


                                                                  


                                            Amy lee a vocalista da banda Evanescense.

fontes:http://flog.clickgratis.com.br/zyb855/foto/sobre-a-cultura-gotica-o-que-e-gotico/20874.htm




Um comentário:

  1. Por favor pare de espalhar desinformação. A música que citou foi gothic metal ou symphonic, que são derivados do metal.
    A subcultura gótica surgiu no reino unido por volta dos anos 70/80. Não tem nada a ver com a arquitetura romantica exceto a nomenclatura e seus gêneros musicais principais são darkwave, gothic rock, deathrock e post punk.

    ResponderExcluir